sábado, 25 de agosto de 2007

ESSE ASSUNTO VALE PARA QUALQUER RAMO ARTÍSTICO

Estão querendo prostituir a arte. Pessoas estão deixando isso acontecer. Tem pessoas não fazendo arte alguma e sendo considerados verdadeiros artistas. Tem pessoa sendo chamada de fulano brasileiro, recebendo méritos e fazendo sucesso no mundo inteiro. Prefiro não citar nomes, afinal, não sou nenhum crítico de arte. Enquanto isso, verdadeiros artistas estão no anonimato. Cadê os críticos de arte. Eles estão cegos, mudos e mutilados, deixando a arte ser prostituída. Cadê o verdadeiro poder da criação. Cadê a verdadeira competência de se fazer arte. Cadê os verdadeiros críticos de arte que poderiam dizer: “Isto é e isto não é ARTE”. Precisamos estabelecer critérios e conceitos sobre ARTE e saber diferenciar o que é uma “arte simples”, o que possa ser vista e criticada como uma “obra plagiada” num todo e o que venha a ser e ser considerada e admirada como uma autêntica “Obra de Arte”. Artístico é tudo aquilo que se cria, não aquilo que se copia. Todo artista tem que ter as características dos seus próprios traços. Assim quando alguém vê e admira uma verdadeira “Obra de Arte” e reconhece o autor pelos seus traços dizendo: “Essa obra é de fulano”. Isso sim, pode-se dizer que é ARTE. Acontece hoje no mundo inteiro, a escassez da arte em todo ramo artístico. Quem consegue criar o novo, diferente de tudo aquilo que existe, conseguirá ser reconhecido como artista criador e autor de suas obras. Quantos exemplos poderíamos citar de muitos artistas que por aqui passaram e deixaram suas obras. Alguns que estão passando e poucos que passarão.

Difícil não é fazer e sim criar diferenciadas obras de arte. (Orlandinho Lemos – Landinho)

2 comentários:

Unknown disse...

Landinho,
Sua visita ao meu blog foi mais que uma satisfação por ter podido mostrar meu trabalho e meu pensamento. Seu comentário em muito somou ao artigo resumido do Digestivo Cultural que lé postei. Acredito que arte não seja uma receita de bolo e nem se enforma. Artistas estão acabrunhados sob o peso da "filosofia" que ora rege o que se deve ou não fazer. Isso é uma pena, pois se não houver "enquadramento" o fazer artístico passa a ser etiquetado pejorativamente como "artesanato" ou academicismo barato. Os interesses financeiros atingiram a ética de frente. Arte hoje só se for sob conceitos ou por QI (quem indica). Grata por sua participação. Abraços e volte sempre
Yeda Arouche
http://yedaarouche.arteblog.com.br

Unknown disse...

Convido vc para ler no meu blog o texto de onde "pincei"essa parte. Acho que vai gostar:

"É importante notar que o formalismo acadêmico e o modernismo permanecem sob severa crítica, desde meados da década de 60. O abandono do trabalho/estudo no ateliê parece indicar o abandono do compromisso.

A nova ordem era manter a arte baseada no conceito, desmaterializada e livre.

O velho "métier" e seu substituto "meio" foram trocados pela "prática", uma palavra genérica. A pintura passaria a ser uma "prática pictórica". Os adeptos da interdisciplinaridade, por sua vez, justificavam uma "prática artística"· O termo "arte" refletia tabu; seria mais adequado a expressão "prática significativa".

Fora tudo isso, a nova ordem estabelece a "desconstrução". Reflexo de mais uma crise?

Nos anos 80 a desconstrução passou a condição de método de ensino. Thierry conclui que "(...) ainda que mal compreendida e assimilada, a desconstrução é um mero sintoma do desmazelo de uma geração de professores de arte que viveu a crise da invenção sem nunca ter sido submetida à disciplina da imitação.O resultado são estudantes que não tiveram tempo de construir qualquer espécie de cultura artística sendo orientados pela noção desconstrutiva própria de nosso tempo". Mas à frente diz que "(...) atitude/prática/desconstrução não representa o paradigma pós-moderno que supostamente substitui o paradigma moderno criatividade/meio/invenção, mas é na verdade o mesmo paradigma, sem fé e com a suspeita."

........

Fonte: Thierry de Duve ("Quando a forma se transformou em atitude - e além" - Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais EBA/UFRJ - 2003)"

http://yedaarouche@arteblog.com.br